Translate

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

UNO e suas regras maleáveis

 

POR: Vitória Alonso Florentino – 9º ano C – (CA/UFSC)

Olá, hoje eu vim falar de um jogo que com certeza já destruiu muitos laços de amizade e laços familiares pelo mundo todo, sim, eu estou falando do Uno.

Eu como uma pessoa muito competitiva, já perdi as contas de quantas vezes me meti em brigas por causa desse jogo.

Mas a verdade, é que esse joguinho de 108 cartas, criado em 1971 é vendido para o mundo todo. E por isso, toda vez que eu vou jogar com diferentes grupos de amigos, surgem novas regras, e hoje eu decidi trazer algumas dessas regras que não são propriamente descritas nas cartas.

Ø  A regra dos noves: Essa regra consiste em, quando algum jogador descarta alguma carta de número nove, todos os participantes devem encostar a mão no monte de descarte, e o mais demorado ao fazer a ação, deverá comprar duas cartas.

Ø  A regra dos setes: Essa regra também tem relação a quando um jogador descarta uma carta, nesse caso a carta de numero sete, enquanto essa carta esta em cima do monte de descarte, todos os jogadores devem permanecer em total silêncio até a carta ser tapada por outra. Caso alguém venha a falar deverá comprar quatro cartas, em todas as vezes que falar.

Ø  A regra da acumulação: Quando estamos jogando Uno, é muito revoltante caso alguém jogue uma carta de “compre duas cartas”, para tentar evitar que você compre as duas cartas, nessa regra, você pode (caso tenha uma carta de “compre duas cartas”) jogar e acumular o seu dois com o de outra pessoa, fazendo o seu outro adversário, comprar quatro casas.

Ø  A regra da carta gêmea ou da sequência: Essa regra permite que você jogue mais que apenas uma carta por rodada, contanto que elas sejam gêmeas ( da mesma cor e mesmo número) ou que elas sejam em sequência ( da mesma cor, mas em sequência numérica crescente, 1, 2, 3, 4, ... ) .

O fato dessas e muitas outras regras serem opcionais, as vezes atrapalha um pouco o jogo, por não saber se a pessoa esta inventando as regras naquele momento, ou realmente sempre jogou assim, mas esse é um conflito fácil de resolver, basta decidir no grupo quais regras serão válidas ou não, e assim aproveitar muito mais o seu momento de jogos.

 

É isso por essa semana espero que tenham gostado. Um abraço virtual para todos, e até o próximo texto.

 Uno - UNO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Desafio: diário ficcional